sábado, 19 de junho de 2010

A bandeira!


Proposta: Exposição de uma bandeira do Brasil feita em block folding (origami modular) pelo período de 19/6 (dia da montagem) a 11/7 (dia da final da copa do mundo de futebol) na Biblioteca São Paulo (BSP), localizada junto à estação Carandiru do metrô, em São Paulo- SP.

Objetivo: celebrar a copa do mundo de uma maneira diferente e atrair mais pessoas para a arte do origami e block folding.

O que é block folding? É uma variação do origami na qual são dobradas milhares de pecinhas em forma de triângulo. Essas peças são depois encaixadas umas nas outras, como se fossem Lego, para formar os mais diversos tipos de objetos.


A bandeira tem mais de 4400 peças que foram feitas durante 2 semanas por voluntários do Brasil inteiro, que enviaram as peças já dobradas, pelo correio, para que a montagem final fosse feita em São Paulo no dia 19/6. Toda a logística do projeto foi feita através da internet (através das comunidades A arte do Origami e Origami e Arte, no Orkut) e dos correios.

8 comentários:

carol disse...

adorei o blog...ficou bem legal....

Jackie Sotero disse...

Tõ triste as minhas pecinhas não chegaram, snif snif...

mas, adorei o projeto e a bandeira ficou realmente muito linda.

Unknown disse...

Estou decepcionado. Minha ajuda foi imprescindível para a realização deste projeto e meu nome nem sequer é citado.

Pelo menos a bandeira deu sorte. O Brasil jogou bem e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1, com destaque para Luis Fabiano, que fez um gol digno de Pelé (apesar de ter usado o braço, rs).

Para quem não sabe, minha participação nessa bandeira foi com meia dúzia de pecinhas que dobrei para a Marta. Na verdade, 5 pecinhas só, já que uma esqueci no bolso da calça e está lá até hoje. Espero que não tenha feito falta, rs. Mas enfim...

A bandeira ficou muito bonita! Além disso, fazer esse tipo de atividade é muito saudável porque une as pessoas pelo trabalho em equipe, cria expectativas e objetivos, passa o tempo e entretem. É bom ocupar a mente com coisas boas. =)

[ ]s e parabéns!!

Noêmia disse...

Estou emocionada , não participei diretamente , pois dobrei e os modulos não chegaram ao seu destino, mas dobrei com carinho e amor.Matheus meu neto de 11 anos tbem dobrou.Parabens jovens MARAVILHOSOS. Continuem com esse projeto, terá muito SUCESSO!

Pirolitos disse...

4400 peças é dose! um trabalho de equipa espectacular! parabéns a todos pelo exelente trabalho.
Odete

Anônimo disse...

O que mais gostei foi a camisa do GLORIOSO FOGÃO.

Robson

Clara Angélica disse...

Apesar de amar origami, block folding não é bem a minha praia.
Ainda não cheguei a paciência oriental de dobrar centenas de pecinhas. Meu limite foi 120 de um kusudama.
Mas achei incrível o projeto e o resultado final. Parabéns.
Quem sabe se vcs postarem o diagrama eu não me animo, a fazer em um projeto de longo prazo. Rsrs

reflexão disse...

Seu blog está muito legal.
A bandeira ficou "da hora".

Parabens